A Revest Pedras Naturais possui três instalações:
a) Mineração em São Thomé das Letras(MG)
b) Planta Industrial/CDL Brasil em Três Corações(MG)
c) CDL SP em Atibaia(SP)
Sim. O negócio principal da Revest Pedras Naturais é a mineração sustentável. Disponibilizamos pedras diretamente de nossas jazidas em São Thomé das Letras(MG), com garantia de procedência e qualidade. Legitima Pedra São Thomé.
Sim. Além de todas as variações de Pedra São Thomé, disponibiliza Pedra Mineira, Pedra Madeira, Pedra Miracema, Pedra Goiás, Pedra Ardósia, Seixo Rolado(dolomita)e Seixo de Rio. Outras pedras naturais podem ser solicitadas mediante contato.
Sim. Toda a cadeia produtiva da Revest Pedras Naturais está em conformidade com a legislação vigente. Ênfase nos aspectos minerários, ambientais, trabalhistas e fiscais.
- Mineração: Responsável Técnico: Eng° de Minas Ricardo Malta Pena
- CREA-MG n° 56.828 – Portaria de Lavra: DNPM n° 193-29/2006 –
- Licença Ambiental: LO 121/2010
- Beneficiamento: Licença Ambiental: AAF 03479/2014
Sim, totalmente. Além de cumprir todas as exigências legais desenvolve ações complementares por iniciativa própria. Tais ações garantiram a Revest Pedras Naturais 03 prêmios de reconhecimento em nível estadual e nacional e o Selo de Empresa Amiga da Criança. A Revest Pedras Naturais não permite trabalho infantil em sua cadeia produtiva.
Não. Uma das principais características da legítima Pedra São Thomé (ATÉRMICA) é não absorver calor. Mesmo sob sol, intenso a Pedra São Thomé permanece com uma temperatura agradável, nunca “queimando” a pele das pessoas. Sendo, portanto o produto mais recomendado para piscinas, saunas e áreas de lazer. Isso se dá por conta de sua composição físico químico. A legitima Pedra São Thomé tem mais de 95% de sílica pura.
Não. Outra importante característica da legítima Pedra São Thomé((ANTIDERRAPANTE) é ter aderência, mesmo molhada ou exposta a contaminantes. Sua textura natural garante que as pessoas possam caminhar e mesmo correr sobre sua superfície sem riscos de escorregarem, mesmo quando totalmente molhadas. Essa particularidade exclusiva da Pedra São Thomé a torna indicada para áreas molhadas e expostas a intempéries.
Não. Mais uma de suas importantes características da legÍtima Pedra São Thomé(CONFORMIDADE) é a segurança. Por ter a face lisa, sem ressaltos e reta, não apresentará áreas pontiagudas ou irregulares que possa causar acidentes ou tropeços.
Por que são bonitas, naturais e permitem combinações com diversos outros produtos, possibilitando a criatividade e o bom gosto nos ambientes. Também por conta de suas propriedades fisico-químicas. É Atérmica(não aquece sob o sol intenso); É antiderrapante(não escorrega, mesmo quando molhadas). É Segura(não possui áreas pontiagudas que possam ferir as pessoas quando descalças e com os pés molhados).
As pedras são Thomé utilizadas para piso tem em média de 1cm a 3,5cm. Já as utilizadas para revestimentos e paredes tem de 0,8cm a 1,5cm.
E a forma como ser faz o recorte lateral das peças. Ou seja, as áreas externas(quadrada ou retangular) das pedras são cortadas com disco diamantado, tornando-as retas. Tal características permite qualidade e precisão no assentamento, podendo ser feita inclusive na modalidade de junta seca. Também chamada de Pedra Serrada.
Não. Pedra que esfarela e solta lascas não é legítima São Thomé. A Pedra São Thomé possui características fisico-químicas diferenciadas. Sua formação geomorfológica garante um corpo maciço e duro que suporte pressão e atritos. Uma de suas principais qualidades é justamente a durabilidade e resistência(Grau 7,0 na Escala Mohz de dureza). Uma das principais características da legitima Pedra São Thomé que a diferencia das Pedras de menor qualidade seja justamente sua dureza e resistência física.
O principal componente da Pedra São Thomé é a SÍLICA(SiO2) chegando a mais de 98%. Outros componentes em quantidades mínimas(< 0,5%) são Alumínio, Cálcio, Ferro, Manganês, Magnésio. etc. Sua formação e compactação ocorreu há milhões de anos, quando expostas e temperaturas e pressões extremas, fundindo a sua massa. Daí suas principais características atérmicas, antiderrapantes, retilíneas e resistente.
As principais tonalidades são Clara, Amarelada e Clara/amarelada. A cor clara refere-se a pedras com predominância do branco, ressaltando-se que se trata de um produto natural, logo, não há a possibilidade de uniformização da cor. A Amarelada apresenta predominância da cor amarela com tons mais fortes ou carregados. Já a cor clara/amarelada, também chamada de mista, apresenta variações que vão do claro ao amarelo, normalmente com tonalidades mais suaves e claras.
Não. Ocorrem esporadicamente variações de tonalidades do branco migrando para o acinzentado. Pedras totalmente acinzentadas não são legitimas São Thomé. Normalmente tem ocorrência na pedra mineira.
Não. As pedras verdes são originárias de Luminárias(MG). Apesar de terem características parecidas com a São Thomé, se diferem por terem origem em outra região.
Sim. Porém sua produção se tornou incipiente. As jazidas de pedra rosada são muito limitadas. Pode-se encomendar esse material, porém com restrições de quantidade e prazo de entrega.
Normalmente pedras de 2ª linha ou pedra mineira. Por não terem produção suficiente para separarem as cores, algumas empresas fornecem as pedras no sistema de “bica corrida”. Não separam qualidade nem coloração. Via de regra não é legitima São Thomé.
Somente na cidade de São Thomé das Letras. Pedra São Thomé, somente a oriunda de São Thomé das Letras, cidade localizada no sul de Minas Gerais a 340km de BH, 360km de SP e 390 do Rio.
A legitima Pedra São Thomé é extraída na cidade de São Thomé das Letras, sul de Minas Gerais. Remonta ao início do século XX, quando começaram as primeiras experiências de mineração na cidade de São Thomé das Letras. A partir dos anos 1970 a legitima Pedra São Thomé começou a ganhar fama pela sua qualidade. Nos anos 1990 ocorre um grande boom de exportação de Pedra São Thomé. A partir daí o nome se consolidou como referência dessas modalidade de quartzito. Como o nome ficou famoso, outros tipos de pedras similares, indevidamente, tomam emprestado a fama para colocar produtos copiados no mercado, caracterizando fraude comercial.
Não. Os arenitos tem outra composição fisico-química e florescem em outras regiões diferentes de São Thomé das Letras.
Ambas são Quartzito, uma variação de pedras folheadas com grande concentração de sílica, presentes especialmente no estado de Minas Gerais. Os nomes variam de acordo com a região e com a estratégia de quem as comercializa. Mas em termos de origem e qualidade apresentam significativas diferenças:
- PEDRA SÃO THOMÉ: Origem na cidade de São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais. Tem como característica marcante a face lisa e regular, a disponibilidade de cores amarelada e clara. Tem muita resistência ao atrito e é muito dura, sendo considerado um produto que extrema beleza, durabilidade e capacidade de composição com outros produtos naturais. Além disso, não absorve calor, é antiderrapante e suporta altas cargas de peso e atrito. É considerado o melhor quartzito do mundo, sendo exportada para diversos continentes.
- PEDRA MINEIRA: Originária da região da Serra da Canastra, no Sudoeste de MG e região de Diamantina(MG). Tem como características a face irregular(rugosa) empenada(formato de cunha), indefinição de cor(varia do claro ao cinza, passando pelo amarelo e rosa), pouca resistência a atrito e baixa dureza, podendo muitas vezes “esfarelar”. Também conhecida como Pedra Waffer pelo fato de “desmanchar” quando submetida a atrito ou lavadas com bombas de pressão. A sua pouca durabilidade, o “esfarelamento” das partes e a presença de muitas “veios” em suas laterais são marcas inconfundíveis de sua baixa qualidade e pouca durabilidade. Outro ponto que “denuncia” a Pedra Mineira como um produto de baixa qualidade é a significativa diferença do seu preço em relação à legitima Pedra São Thomé. Via de regra, são oferecidas por empresas pouco éticas, como se fossem a legitima Pedra São Thomé e o principal argumento de venda é o preço baixo. Em alguns casos essa diferença chega a 40%.
A primeira caracterização diz respeito a padrão de qualidade na origem e na seleção do material. Pedra Padrão Exportação somente é disponível na legitima Pedra São Thomé. Nenhuma outra região produz Pedra Padrão Exportação. Já a Pedra Comercial pode ter várias conotações de acordo com cada empresa e a estratégia de vendas(nem sempre muito éticas). Via de regra atribui-se a Pedra Mineira o adjetivo de Comercial para confundi-la com legitima São Thomé. Ou mesmo na Pedra São Thomé quando se tem um lote de qualidade inferior ou quando se retira as peças de exportação, atribui-se a “sobra” o complemento de Pedra Comercial. A regra é simples, sempre que se lidar com Pedra Comercial, certamente será um produto de 2ª linha ou de origem duvidosa que poderá trazer problemas futuros. Nesse ponto cabe o ditado popular: “o barato que sai caro”. Atentar para vendedores que dizem: “é a mesma coisa, só que mais barato”.
A mesma carga que o contra-piso pode suportar sem ser danificado ou sofrer fissuras. Como é um material muito duro, desde que devidamente assentado, todo o peso o carga é passado uniformemente para o contra-piso ou chão. Apenas evitar a presença de ressaltos ou “caroços” que ocasionem o efeito alavanca, rompendo uniformidade da transferência da carga de peso ou pressão. Pedra mineira ou comercial não suportam cargas significativas, podendo esfarelar ou romper o seu corpo.
Em termos de composição e características físico-químicas é o mesmo produto. Difere apenas na aparência, na estética que irá proporcionar ao ambiente e preço. Via de regra a pedra retificada tem uma estética melhor, uma padronização mais apurada e confere uma sofisticação maior ao projeto. Por outro lado os retalhos tem um excelente custo benefício. Mesma lógica da pedra vale par ao retalho. A qualidade do caco de pedra mineira, apesar de mais barato é infinitamente inferior ao da legitima Pedra São Thomé. E o mais barato que sai ainda mais caro.
Os pagamentos podem ser parcelados em 03 vezes(entrada+30+60) ou a vista. As modalidades mais utilizadas são boletos, cheques, deposito bancário e cartão de crédito(CDL-SP). Em todos os casos, as compras a prazo vão requerer aprovação cadastral. Na opção de compra à vista pode ser concedido um desconto de 5% sobre o valor do material. Em ocasiões especiais fique atento(a) a promoções imperdíveis.
Via de regra por um documentos formalizando a mesma, preferencialmente por email. Após a conclusão da negociação pessoalmente, por telefone, watts app ou email, a Revest Pedras Naturais envia uma comunicação com a síntese da operação que deverá ser analisado na integra e ser aprovado formalmente por email. Outras alternativas podem ser conversadas com o consultor de vendas, mas sempre preservando a ética e a formalização da operação.
Em algumas regiões a entrega do material adquirido é feito por transporte terceirizado. Quando a aquisição é equivalente a uma carga completa do caminhão o frete será exclusivo e, tão logo, o material ficar pronto, é enviado diretamente ao cliente. No entanto, quando a quantidade adquirida não completa o espaço total do caminhão(carga parcial), busca-se compor a remessa com outros clientes da Revest ou mesmo de outros produtos. Nessa modalidade o tempo de entrega pode demorar um pouco mais até que se consiga a condição mais adequada de compartilhamento de cargas. Nessa condição de carga compartilhada os prazos de entrega podem sofrer alterações não previstas em decorrência de fatores externos como rodovias, espera para descarga em outros clientes, transbordos, etc…
Cada produto tem a sua embalagem mais adequada e de mais fácil manuseio. Via de regras as pedras, bordas, cacos, degraus, moldes são entregues em Pallets com aproximadamente 1.500 kg. Já os filetes/canjiquinha são acomodados em caixas palletizadas com o mesmo peso das pedras. As embalagens permitem as descarga manual ou por empilhadeiras. As caixas ou pallets tem em média 1,10mL x 1,10mL.
Em média 15 dias para entregas nos estados de MG, RJ e SP. Para os demais estados, caso não seja frete exclusivo, será feito um planejamento adequado para a captação e compartilhamento da carga. Os prazos são acertados previamente durante o processo de negociação. Nas entregas com fretes compartilhados por ocorrer alterações e ajustes decorrentes de fatores externos.
Em algumas regiões do estado de São Paulo sim. Nas demais regiões o frete será terceirizado e a descarga ficará aos cuidados do adquirente. Via de regra, essa situação ocorre em decorrência de sermos uma mineradora e efetuar a venda diretamente para o consumidor final. Esse situação deverá ser combinada de forma muita clara durante o processo de negociação.
Não. O frete, mesmo que seja em caminhão da própria empresa tem custos. Se for terceirizado o custo fica ainda mais evidente. O que ocorre no mercado é algumas empresas embutirem no valor do material o custo do frete. O que se precisa conferir é se o material não é de 2ª linha a ponto de bancar o frete.
Depende do tipo de caminhão e sua capacidade de ser “aprovado” nas balanças das rodovias. Em média um m2 de Pedra São Thomé pesa 55 kg. Logo, um truck que tem capacidade para 14,5 ton vai carregar aproximadamente 260m2. Uma carreta com capacidade de 22ton vai carregar aproximadamente 400m2. Mas cada necessidade tem que ser avaliada individualmente, sempre em benefício da satisfação do cliente.
Uma previsão de data será feita durante a negociação e fechamento da operação. Via de regra, com 36horas de antecedência um colaborador da Revest Pedras Naturais faz contato informando o dia e horário previstos. Naturalmente, por situações diversas como tráfego, acidentes, retenção ou demora em outras descargas(carga compartilhada) podem ocorrer alterações na programação. Nesse caso, a Revest Pedras Naturais e o motorista manterão contato a fim de atualizar o programação.
Não. O frete é cobrado juntamente com o material. Eventualmente, quando previamente combinado com o consultor de vendas, poder-se-á repassar valores ao motorista.
A Pedra São Thomé é um produto natural, podendo sofrer variações de cor e tonalidade. Eventualmente, após o assentamento, a pedra tende a intensificar a tonalidade amarelada, por conta de uma reação química ao cimento. Normalmente, após a secagem da massa ou argamassa, tendem a voltar à cor original, seja ela clara ou amarelada. Para minimizar o risco de alteração de tonalidade na Pedra São Thomé Clara deve-se assentar a mesma com argamassa e passar algum tipo de cimenticola em sua contraface. Uma boa opção é o Vendapen. A pedra poderá mudar a tonalidade por um período e voltar a cor clara depois de alguns dias.
Sim. Antes de se assentar a pedra no contrapiso deve-se revestir a face de contato com uma camada de cimenticola ou outro impermeabilizante(vedapren e uma boa opção). Esperar secar antes de assentá-la. ]fazer o assentamento com argamassa específica para pedra. Isso reduz significativamente a reação da pedra aos componentes do cimento.
Sim. É uma alternativa econômica, prática e eficaz para o assentamento, especialmente para pedras de coloração amarelada. A massa de cimento pode provocar a uma acentuação de até 30% na coloração da pedra. Após a secagem tendem voltar ao normal. Não recomendado para pedras de cor clara. Recomenda-se um traço médio de 80% de areia de qualidade e 20% de cimento. Para situações de muita carga ou atrito pode-se chegar a 70% de areia e 30% de cimento
Sim. É uma alternativa econômica, prática e eficaz para o assentamento, especialmente para pedras de coloração amarelada. A massa de cimento pode provocar a uma acentuação de até 30% na coloração da pedra. Após a secagem tendem voltar ao normal. Não recomendado para pedras de cor clara. Recomenda-se um traço médio de 80% de areia de qualidade e 20% de cimento. Para situações de muita carga ou atrito pode-se chegar a 70% de areia e 30% de cimento.
Via de regra sim. Depende do projeto arquitetônico e estrutural. O contra-piso precisa ter o grau de resistência para suportar a carga prevista no projeto. Outro aspecto relevante diz respeito a espessura e altura do contrapiso, lembrando que a pedra tem variação de espessura de 1cm a 3,5cm. O contrapiso precisa não pode apresentar “caroços” ou pontas que gerem o efeito “alavanca” na pedra. Toda a carga de peso imposto na pedra será repassado integralmente para o contrapiso.
Pode-se usar massa de cimento, LINK item pergunta 40 ou argamassa especifica para pedras. Atentar para a variação da espessura da pedra que pode demandar uma quantidade maior de argamassa. O uso de cimento e areia reduz significativamente o custo de material e mão de obra, mas não é indicado para pedras de coloração clara.
Não é recomendável usar pedras, retalhos e lajes sobre o solo, pois carecem de contra-piso. Para os lajões é possível a colocação diretamente no solo, mediante a montagem de uma “ninho” ou área plana e sem ressaltos que gerem o efeito “alavanca”. Muito utilizado sobre gramas e áreas de paisagismo.
As pedras São Thomé tem baixa absorção de água e outros materiais, portanto não carecem de cuidados extremos ou especiais para prevenir e efetuar limpeza. No entanto, não reagem bem a exposição direta e intensa a óleos, graxas e gorduras. Para prevenir e impedir a absorção de contaminantes e sujeira comum, recomenda-se o uso de impermeabilizantes a base de silicone. Esses produtos não afetam a aparência, cor e textura das pedras, protegendo e impedindo o acumulo de sujeira. Ademais, atuam como facilitadores de limpeza. Recomenda-se produtos de qualidade como o Aquella da Vedacit. Não se recomenda o uso de resinas ou ácidos sobre as pedras. Para além disso, manter a limpeza regular dos ambienteis, como qualquer outro piso ou revestimento. Deve-se evitar o acumulo de folhas ou resíduos orgânicos por muito tempo sem que se faça a limpeza regular.