Qual a diferença entre a legitima Pedra São Thomé e Pedra Mineira?

Ambas são Quartzito, uma variação de pedras folheadas com grande concentração de sílica, presentes especialmente no estado de Minas Gerais. Os nomes variam de acordo com a região e com a estratégia de quem as comercializa. Mas em termos de origem e qualidade apresentam significativas diferenças:

PEDRA SÃO THOMÉ: Origem na cidade de São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais. Tem como característica marcante a face lisa e regular, a disponibilidade de cores amarelada e clara. Tem muita resistência ao atrito e é muito dura, sendo considerado um produto que extrema beleza, durabilidade e capacidade de composição com outros produtos naturais. Além disso, não absorve calor, é antiderrapante e suporta altas cargas de peso e atrito. É considerado o melhor quartzito do mundo, sendo exportada para diversos continentes.
PEDRA MINEIRA: Originária da região da Serra da Canastra, no Sudoeste de MG e região de Diamantina(MG). Tem como características a face irregular(rugosa) empenada(formato de cunha), indefinição de cor(varia do claro ao cinza, passando pelo amarelo e rosa), pouca resistência a atrito e baixa dureza, podendo muitas vezes “esfarelar”. Também conhecida como Pedra Wafferpelo fato de “desmanchar” quando submetida a atrito ou lavadas com bombas de pressão. A sua pouca durabilidade, o “esfarelamento” das partes e a presença de muitas “veios” em suas laterais são marcas inconfundíveis de sua baixa qualidade e pouca durabilidade. Outro ponto que “denuncia” a Pedra Mineira como um produto de baixa qualidade é a significativa diferença do seu preço em relação à legitima Pedra São Thomé. Via de regra, são oferecidas por empresas pouco éticas, como se fossem a legitima Pedra São Thomé e o principal argumento de venda é o preço baixo. Em alguns casos essa diferença chega a 40%.

Write a comment